quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Receita Saudável de Tortinha Proteica (Egg Muffin)

Olá, meus amores, hoje vim partilhar convosco uma receitinha saudável que eu adoro, que é uma tortinha proteica, ou egg muffin.
Já tinha visto esta receita em diversos blogs e sites americanos, pois é uma receita bastante popular no mundo fitness. Decidi experimentar, eu gostei e o meu companheiro também.

Neste país, não há muito a cultura de almoçar, como em Portugal, por isso o mata-bicho (expressão angolana para designar pequeno-almoço ou café da manhã) é mais reforçado. E esta é uma das coisas que eu gosto de comer demanhã, acompanhado por uma salada de espinafres ou rúcula e 2 fatias de pão integral torrado (sem manteiga).

Hoje, na correria do dia-a-dia, fiz a receita de uma forma bem simples. Não liguem muito à imagem porque, além de eu não ter muito jeito para decorar pratos, também não sei muito bem como fotografar comida (se tivesse instagram saberia, rsrsrsrs).

Para fazer esta receita, vocês vão precisar de forno e formas de queques. Eu usei uma parecida a esta:

                                   MASTER CLASS Twelve–hole bake pan

Ingredientes:
  • 6 fatias de fiambre de peru ou de frango
  • 6 ovos
  • ervas na vossa preferência (eu usei Ervas de Provence nuns e Orégãos noutros) qb
  • azeite ou óleo de coco qb
  •  Sal (eu usei Sal Rosa dos Himalaias) qb
  • Pimenta Preta (eu usei moída na hora) qb

Modo de preparação:
Pré-aqueçam o forno a 200ºC; Usem o azeite ou o óleo de coco para untar a forma (não abusem); Coloquem uma fatia de fiambre de peru ou de frango em cada forma, ajustando ao formato da forma; Partam um ovo para dentro dessa fatia; Temperam com sal (quanto menos melhor), pimenta e ervas aromáticas; Levem ao forno durante o tempo que acharem necessário (entre 15 a 20 minutos); Desenformem e sirvam-se.

Adaptações:
Podem adaptar esta receita conforme o vosso gosto. Por exemplo: podem não usar a gema do ovo; podem bater um ovo como se fosse uma omelete antes de o colocar na forma; podem acrescentar queijo ralado, espinafre, tomate e pimentos cortados, brócolos, alho francês, queijo feta, salsichas de aves, flocos de quinoa, courgette ralada, etc. Vai da vossa preferência.




Querem ver aqui no blog outras opções saudáveis para comer demanhã?

Sem comentários:

Enviar um comentário